METODOLOGIA LEAN – COMO USAR E BENEFICIAR A SUA CLÍNICA

Entre realizar consultas e gerenciar plantões existe uma infinidade de obrigações que são invisíveis aos olhos dos pacientes, independente de qual área da medicina você atue. Os dias acabam sendo corridos e você por vezes ainda não se vê produtivo, por mais atendimentos que tenham sido feitos.

Para isso, existem processos que auxiliam no aumento da produtividade e na otimização da rotina de um consultório ou de um médico plantonista. A metodologia lean é um desses. 

O que é Metodologia Lean?

Criada pela Toyota para melhorar a produção de carros sem desperdícios no Japão, essa metodologia visa melhorar a qualidade dos processos e consequentemente do produto ou serviço prestado. Além disso, ela ajuda a reduzir os prazos e diminuir os custos, o que a torna desejável para todos os tipos de empreendimento e não só para fábricas.


Por agora você deve estar se perguntando como isso vai te ajudar, enquanto profissional da saúde, a melhorar o seu atendimento.  A resposta é bem simples, se você tem um consultório ou trabalha como plantonista não importa, existem processos que você pode enxutar e desperdícios que podem diminuir.


E com a diminuição de preocupações extras, você pode focar no que realmente importa. O seu serviço como médico.

A Metodologia Lean significa metodologia enxuta, em livre tradução, e para colocar em prática você precisa identificar os principais focos de desperdícios através de mapeamento e de composição dos processos, que devem ser agrupados em três categorias:

  • atividades de valor agregado (trabalhos pelos quais os pacientes ou hospitais estão dispostos a pagar);
  • atividades sem valor agregado, mas necessárias (regulamentações, contratos, atualização de métodos de trabalho, etc.);
  • atividades que apenas geram desperdício.

Feito isso, o resultado de toda essa avaliação ajuda a traçar um panorama das mudanças que precisam ser implementadas para diminuir o desperdício. Os frutos disso vão começar a ser colhidos visivelmente logo depois tais como eliminação de falhas e retrabalho, otimização de recursos e diminuição de gastos, padronização dos processos, eficácia na gestão.

Metodologia Lean para médicos

Onde existe excesso, existe espaço para a aplicação dessa metodologia e isso fica a seu cargo, enquanto médico plantonista ou gestor de seu próprio consultório.  É você quem sabe os ruídos que  tomam conta da sua linha operacional e que ocupam grande parte do seu dia. E por isso, você consegue fazer toda a arquitetura.

Para isso, existem alguns passos que precisam ser colocados em prática.

  • Identificação dos problemas que travam os seus processos;
  • Cuidado com a comunicação e clareza do fluxo de trabalho;
  • Alinhamento das tarefas prioritárias de cada dia;
  • Garantia de suporte e condições para que as tarefas sejam executadas de forma contínua e com a qualidade.

Uma parceira sua nesse projeto de reduzir desperdícios é a tecnologia, ela anda lado a lado de todos esses processos que citamos acima. Existem softwares que podem ser implementados para melhorar e agilizar suas tarefas enquanto médico. Você consegue fazer agendamentos online,  implantar prontuário eletrônico e fazer prescrição digital.

Agora é com você. Pegue todo o conhecimento adquirido neste artigo e coloque em prática para melhorar os seus resultados e diminuir o desperdício. Lembre-se de que cada pequeno detalhe importa até mesmo a gasolina que você utiliza em seu carro. 

Para mais conteúdos como esse, siga a Zurich Promed nas redes sociais.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

newsletter