Como avaliar a satisfação dos pacientes?

Dicas sobre como avaliar a satisfação dos pacientes e a importância de uma avaliação constante

Quando ficamos doentes ou abrimos um resultado não tão positivo sobre nossa saúde, ficamos em um estado sensível e até vulnerável. Como você  gostaria de ser abordado nesse estado? Você, médico, já se colocou no lugar do seu paciente?

Você sabe se seu público está satisfeito com o atendimento da sua empresa? Avaliar a satisfação do paciente é um fator indispensável para garantir o crescimento e posicionamento da sua marca no mercado.

Muitas perguntas? Calma, as respostas também estão no texto, o objetivo desse artigo é levar você a refletir sobre como vem fazendo a abordagem do atendimento aos seus pacientes, e como fazer uma avaliação constante.

Por que é importante avaliar a satisfação dos pacientes?

Quando você pensou em se dedicar à medicina, você pensou em pessoas! E conhecê- las é uma das habilidades mais lucrativas que se  pode desenvolver.  E enquanto empreendedor, é importante saber como está a satisfação do seu público.

Saber avaliar como está a satisfação dos pacientes, indica como apresenta o desempenho da sua clínica e se o atendimento oferecido tem qualidade esperada além de trazer uma visão real de como seu negócio é visto.

Ao passar por uma avaliação, uma base de feedbacks e opiniões te permitirá desenvolver mais estratégias para melhorias e correções de erros recorrentes. Essas informações positivas e negativas trarão resultados valiosos para traçar novas estratégias que te fortalecerão, como médico e empreendedor.

 “Seja o que for: faça bem feito. Faça isso tão bem feito que, quando as pessoas virem o que você fez, elas vão querer voltar para ver de novo e vão trazer outras pessoas só para mostrar o seu trabalho.” WALT DISNEY –   Então, se o paciente gostar do atendimento, ainda indicará mais pessoas para sua empresa, o que resultará em crescimento do seu negócio. 

Entenda seu paciente

Como gostaria de ouvir o direcionamento do seu médico ao te explicar o diagnóstico? Quando o paciente necessita de algum serviço médico, ele busca também por uma qualidade de vida, além da qualificação técnica do profissional de medicina.

Hoje, não é mais suficiente só atender as necessidades, é preciso superar as expectativas. Conhecer bem seu paciente fará com que você tenha mais chances de personalizar cada experiência e encontrar formas para encantá-lo e fidelizá-lo.

Sim, ele quer desabafar e como é bom ser ouvido quando algo te incomoda, não é mesmo? Resumidamente  ele quer ser ouvido além da dor, então, entenda quais são as suas dificuldades, as preferências e as expectativas também. Um sorriso acolhedor e olho no olho garantirá que seu paciente saia satisfeito da consulta.

Na era dos avanços da tecnologia e internet a informação digital, parece ser um desafio fazer marketing para gerar esse tipo de valor para as pessoas, mas se a tecnologia avança a cada dia, então utilize isso ao seu favor! Obtenha uma opinião especializada de marketing. 

Outra forma de avaliar constantemente essa satisfação é ter métricas e lançar pesquisas de satisfação, como NPS, é um ponto de partida para entender o nível de aceitação e expectativa dos seus pacientes.  

Para concluir, as dicas;

  • Lembre de checar sempre as redes sociais; por elas pode se manter próximo do seu paciente.
  • Responda com agilidade; pois ninguém gosta de ficar esperando e não ser atendido.
  • Treine empatia com sua equipe; pessoas falam com pessoas.
  • Peça feedback no momento do atendimento e pós consultas; Nessa hora pense em construir um relacionamento.
  • Faça uso de formulários online; Perguntas simples e não óbvias, que garantem um cadastro completo de seus pacientes. 

Checar as redes sociais

Nem tudo o que circula na internet é verdadeiro, por isso pacientes buscam por especialistas que se posicionem e informem de maneira responsável. Ao publicar conhecimentos pertinentes sobre algumas doenças, mais pessoas terão acesso à informação e isso trará mais conhecimento para o paciente e mais visibilidade para o consultório, garantindo o fortalecimento da marca e também da sua imagem.

Responda com agilidade

Já sabemos que ninguém gosta de esperar por um serviço que não atende nossas dificuldades, por isso garantir a rapidez é sem dúvida um ponto positivo para o atendimento com seu paciente, novamente use de empatia para continuar o diálogo.

Treine sua equipe para que esse atendimento seja empático e não robotizado

Mais do que dar respostas prontas, é importante entender a dor do seu paciente e aplicar a empatia. Ter clareza da informação permitirá criar ações personalizadas com confiança. Colaboradores desmotivados ou pouco envolvidos podem pontuar negativamente para essa avaliação de satisfação aos pacientes, por isso tenha um plano de capacitação técnica, com certeza uma equipe preparada proporcionarão soluções assertivas contribuindo para a satisfação e fidelização de pacientes.

Peça feedback no momento do atendimento e pós consultas

Aqui é pra te lembrar que está construindo um relacionamento, então não pense apenas em encerrar a ligação, enviar o email, ou direcionar para outro departamento tem um processo a ser percorrido até que encerre o contato.

Faça uso de formulários online

Elabore questionários com perguntas simples e diretas, perguntas que o paciente não deixe de responder. Esses formulários podem ser enviados antes do dia da consulta, perguntado; por exemplo, sobre o histórico de saúde, local da dor, etc…dessa forma o paciente ficará menos tempo na clínica e também terá informado seus dados, preferências que servirão de informação para o cadastro de personificação do seu negócio, somando para mais estratégias e insights de futuras melhorias, afinal esse processo de avaliação será constante.

Agora que já leu essas dicas para avaliar a satisfação dos pacientes, nos siga nas redes sociais e veja como a Zurich Promed pode ajudar em outros pontos que influenciarão o crescimento do seu negócio.

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