Aposto que você já se deparou com uma recepção cheia e teve certeza de que aquele estabelecimento estava no auge do sucesso. Ou então, se assustou ao saber que determinado empreendimento fechou porque “estava sempre cheio de gente”. Essa associação de lotação e bons momentos é comum, mas pode ser completamente errada.
No caso de consultórios médicos, ou da rotina de um médico plantonista, uma agenda médica lotada pode não ser sinal de sucesso e sim de má gestão e falta de organização. Você pode estar um pouco confuso, mas a gente te explica. O necessário a se saber agora é que o sonho de ter uma agenda cheia não passa de uma ilusão.
Por que agenda lotada não é sinal de sucesso?
É comum não entender essa afirmação assim de primeira. Afinal de contas, a associação natural que fazemos é que quanto mais gente estiver esperando para ser atendida, mais dinheiro se ganha, não é? Bom, a coisa não é bem por aí.
Pense por um segundo numa sala de espera lotada. Da perspectiva de um paciente, aquilo significa que ele vai demorar mais para ser atendido e que o médico provavelmente vai estar atarefado demais para dar a atenção que ele precisa, logo, a probabilidade de ele se tornar uma consulta recorrente é muito baixa.
No caso de médicos plantonistas não é muito diferente. Uma agenda recheada demais pode significar que você vai ter pouco tempo para se locomover de um hospital para o outro, que vai precisar atender os pacientes com menos atenção e qualidade do que gostaria e por último, que seu horário livre vai ser quase inexistente.
Deu para entender que nem tudo o que reluz é ouro, não é? Então agora fica o questionamento de qual seria uma ocupação de agenda ideal.
O cenário ideal na rotina de qualquer médico é ter uma boa rotatividade de pacientes. Desse jeito, a agenda pode estar sempre cheia e não lotada. E existe uma grande diferença entre essas duas realidades. Em uma delas, você tem sempre pacientes e tempo de atender cada um como um deve, e na outra o seu dia se torna um caos.
Como não ter uma agenda lotada?
Se você é competente e bom no que faz, propostas de trabalho não vão faltar. O seu desafio vai ser então conseguir conciliar os compromissos para ter uma agenda cheia mas não lotada. Afinal de contas, como falamos ali em cima, isso não vai ser benéfico em nenhuma situação.
Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas. Dá uma olhada:
Agendamento Prático Eficaz
A primeira medida a ser tomada é procurar conciliar todos os seus compromissos e ainda ter um tempo hábil de se locomover entre eles é investir num agendamento que seja prático, intuitivo e eficaz. Tanto para as consultas particulares quanto para a rotina de plantões.
Afinal de contas, assim como cada paciente e hospital tem suas próprias necessidades, cada médico também tem. Isso significa que cada um lida de uma forma diferente com adventos como encaixes, ritmo de atendimento e procedimentos realizados de acordo com o tipo de consulta
Uma ótima maneira de garantir um agendamento rápido e eficaz é investir em plataformas de agenda online. Dessa forma, hospitais e pacientes particulares podem fazer seus próprios agendamentos baseados nos seus horários disponíveis. O processo é bem simples e intuitivo, podendo ser feito com apps de celular como Google Agenda.
Organize o tempo de atendimento
Estipule em média quanto tempo demora em cada atendimento, lembrando que uma consulta muito rápida pode não deixar o paciente confortável o suficiente para relatar seus sintomas ao médico. Se ela for muito demorada também, pode acabar comprometendo os outros horários que virão depois dele.
Sendo assim, você vai precisar analisar a sua rotina levando em consideração a sua especialidade, a metodologia utilizada e a natureza dos seus atendimentos (exames, consultas, retornos, cirurgias). Com essas informações você consegue estipular o quanto demora e organizar melhor a sua agenda.
Otimize o seu tempo
Isso diz respeito à organização. Com um prontuário eletrônico, por exemplo, você consegue deixar o seu trabalho mais rápido já que não vai precisar perder tempo organizando montes de papéis. Outro exemplo de otimização é utilizar plataformas de agendamento online, como dissemos mais acima.
Outra maneira de otimizar o seu tempo é contar com a ajuda quando for preciso, por exemplo, na parte contábil da sua vida. Certeza que você passa grande parte do dia ou da semana tentando manter tudo ordem e nem sempre conseguindo, acertei? Para isso você tem a Zurich Promed e a nossa assessoria financeira para médicos.
Concluindo, uma agenda cheia significa que você está crescendo e que a sua carreira está indo no caminho certo. Uma agenda lotada quer dizer exatamente o contrário.
Gostou desse conteúdo? Para receber outros como esse direto na sua caixa de email, assine a nossa Newsletter agora mesmo.