Consultas particulares: Descubra como atrair mais pacientes

É real o fato de que os planos de saúde atraem mais pacientes, mas em contrapartida as altas taxas cobradas por eles forçam os médicos a trabalhar duas vezes mais para chegar a um valor que corresponda às consultas particulares. Por isso existe uma constante busca por atendimentos avulsos a fim de equilibrar a saúde financeira do consultório.

Querendo ou não, atrair mais pacientes é o sonho de toda clínica ou consultório médico, seja qual for a especialidade do profissional da saúde que as comanda. E existem algumas formas de garantir essa prospecção apostando, entre outras coisas, em algumas práticas que podem ser aplicadas na gestão médica.

A chave do sucesso de qualquer empreendimento é o atendimento, ele é o fator decisivo na hora de atrair novos clientes. No caso de consultórios médicos não é diferente. Investir em infraestrutura e fazer com o que o paciente se sinta confortável é também uma aposta lucrativa.

Se você busca aumentar a sua cartela de pacientes particulares fixos, ou está iniciando sua jornada profissional na área da saúde,  continue lendo e aprenda com algumas dicas que separamos

Use a tecnologia a seu favor

O mercado da saúde já está repleto de clínicas  que oferecem serviços iguais ou muito parecidos. Para se destacar realmente e atrair pacientes particulares, você precisa investir num diferencial e já acabaram os dias em que a resposta para isso era apenas  investir em tecnologia. Hoje em dia isso é uma obrigação.

Usar essa tecnologia ao seu favor é o que vai ser realmente inovador.  Não basta apenas, entre muitas aspas, estar presente nas redes sociais. O Facebook e o Instagram podem ajudar na prospecção mas não vão fazer milagres, por isso invista em transformar o seu consultório num ambiente mais tecnológico. 

Aposte em softwares de gestão, prontuários eletrônicos, prescrição digital, telemedicina e muitos outros recursos que vão melhorar a experiência do paciente. O uso do Whatsapp na comunicação é também um grande diferencial, já que te torna um pouco mais íntimo, de certa forma, e ajuda a humanizar o processo.

Ofereça um ambiente confortável 

Um  ambiente aconchegante faz com que o seu paciente se sinta mais confortável e melhora a experiência. Consequentemente, isso valoriza a sua clínica e contribui na prospecção de mais clientes particulares. Para isso, aposte em melhorias como pintura, cadeiras, poltronas e sofás de qualidade.

Utilizar uma iluminação eficiente e uma decoração que enalteça os espaços da clínica, também vão te fazer ganhar pontos. Pense com calma nos tons que serão utilizados, e para isso pode ser  interessante estudar um pouco de psicologia das cores. Prefira aquelas que trazem um aspecto de limpeza e tranquilidade como branco e verde claro.

Mantenha a  limpeza e a organização em dia e evite deixar a sala de espera muito cheia, para algumas pessoas isso pode ser desconfortável. Procure  realizar uma gestão eficiente da sua agenda,e mantenha todos os seus horários organizados com intervalos breves de descanso para um café ou uma água entre eles. 

Facilite a vida do seu paciente 

O agendamento de uma consulta é algo que está diretamente ligado ao atendimento do seu paciente e à qualidade do seu consultório. Nesta etapa do processo de um bom relacionamento, facilitar a vida dele nesse aspecto pode ser definitivo para a garantia de uma possível fidelização.

Isso acontece porque existem algumas burocracias que podem surgir e atrapalhar a boa imagem de um consultório, por mais competente que seja o médico. Para facilitar e evitar possíveis transtornos você pode optar pela implementação do agendamento online. Dessa maneira o próprio paciente vai conseguir marcar a consulta.

Investir na contratação de funcionários competentes, com proatividade e profissionalismo também é importante. A humanização do atendimento, como já dissemos, é essencial.  Além disso, todo esse processo gera praticidade para o paciente e pode se tornar um diferencial.

Invista em Marketing Digital 

Acima dissemos que investir em tecnologia não significa “apenas” estar presente nas redes sociais, mas isso não significa que elas não sejam necessárias ou que não devem ter a sua atenção. Ao mesmo tempo, é importante saber que o marketing digital vai muito além delas e que pode ser crucial para a saúde financeira do seu consultório.

No Instagram e Facebook é interessante publicar além de artes vendendo o seu serviço, procurar postar conteúdos sobre a sua área de atuação e os tipos de serviços oferecidos.  Isso vai te dar autoridade sobre o assunto e gerar confiança nos pacientes. Além das redes sociais, mantenha um blog e site ativos. Eles também vão te ajudar a ser reconhecido.

Para que esses conteúdos cheguem até os pacientes, você precisa  ter um site bem rankeado e utilizar estratégias de SEO. Não esqueça de sempre obedecer os preceitos dos códigos de ética profissionais, por se tratar da área da saúde, existem diversos temas que não podem ser abordados, ou devem ser abordados cuidadosamente.

Diversifique as opções de pagamento

Nem todos os seus pacientes terão dinheiro para pagar pela consulta de uma vez só. Por esse motivo, a flexibilização nos formatos de pagamento é muito importante e te ajuda a ter mais chances de fidelização. Os principais disponíveis no mercado e que podem ser adotados em sua clínica são os seguintes:

  • Dinheiro – não são todas as pessoas, mas algumas preferem pagar suas contas dessa forma, principalmente os de mais idade;
  • Boleto – o boleto também é bastante utilizado nos dias de hoje por ser uma modalidade de fácil pagamento em agências bancárias, casas lotéricas e aplicativos de internet banking;
  • Cartão de crédito – o cartão de crédito é a forma de pagamento preferida das pessoas que não tem mais o costume de andar com dinheiro. Além disso, pode ser um diferencial que atrai pacientes que não podem pagar a consulta toda de uma vez;
  • Cartão de débito – também é uma opção para as pessoas que não andam mais com dinheiro vivo na rua, mas diferente do cartão de crédito, pode ser utilizado por pessoas que têm condição de pagar sem necessidade de parcelas.
  • PIX – é a mais nova forma de pagamento favorita de quem prefere deixar o dinheiro no banco.  Trata-se de uma transferência sem taxas para todo e qualquer banco que funcione 24h. 

Uma dica bônus é investir no pós venda, criar um relacionamento de intimidade e confiança com os pacientes. Demonstra comprometimento com o paciente e passa o recado que  você se preocupa com o andamento do tratamento. Esse é um dos principais fatores de fidelização.

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