Uma das melhores formas de garantir o seu sucesso na carreira como médico é garantir a indicação de pacientes. O famoso marketing boca a boca, sabe? Mas garantir que isso realmente aconteça é o principal desafio. Não existe receita de bolo, mas algumas ações podem te ajudar é sobre isso que vamos falar neste artigo.
Boa leitura!
Por que a indicação de pacientes é importante?
Se você tem um consultório, uma clínica ou é médico plantonista não importa. A indicação do seu serviço sempre vai ser bem vinda. Isso significa que os seus pacientes estão felizes e confiam no que você faz a ponto de te indicar para outras pessoas de confiança, geralmente familiares e amigos.
Isso é importante porque, além de te ajudar a crescer na carreira como médico, destaca a qualidade do seu atendimento e representa uma diminuição considerável nos custos de aquisição de novos pacientes ou contratos, no caso dos plantonistas. Pensando nisso, a Zurich Promed trouxe quatro dicas de como fazer isso.
1 – Peça o Feedback
Após cada consulta, peça o feedback do seu paciente. Não precisa ter vergonha de fazer isso, vai te ajudar a entender gargalos do seu atendimento e saber onde você pode e precisa melhorar para ser um médico cada vez melhor. Fica mais fácil ter uma ideia do que realmente funciona e do que precisa ser jogado para escanteio.
No entanto, alguns pacientes podem não se sentir confortáveis em fazer isso logo de cara, não é? Uma alternativa para isso é fazer uma pesquisa de satisfação no seu pós atendimento. Se o local onde você trabalha – hospital, clínica ou seu próprio consultório – tiver um acervo de dados de cada paciente, essa pode ser uma política a ser adotada.
Manter o contato com o paciente mesmo depois da consulta pode ajudar a fidelizar e garantir que ele volte mais vezes. E por meio deste contato é que você consegue fazer a sua pesquisa de satisfação, monte um pequeno roteiro e envie de forma automatizada por email ou Whatsapp alguns dias depois da visita.
2 – Mantenha as suas redes sociais atualizadas
Hoje em dia o comportamento dos consumidores mudou, e os seus pacientes se enquadram já que consomem e usufruem dos seus serviços, assim que escutam falar de qualquer empresa, a primeira coisa a se fazer é procurar a página nas redes sociais, não é verdade?
Mantê-las atualizadas ajuda a ganhar a confiança dos pacientes e a estreitar o relacionamento, assim como ganhar indicações por meio do ambiente digital. Você pode usar esse espaço para tirar dúvidas, dar dicas, interagir e produzir conteúdos interessantes sobre a sua especialidade.
Dessa forma, fica mais fácil fazer com que indiquem o perfil e consequentemente o seu trabalho. Ah, e também pode ser uma boa ideia separar as suas contas. Crie uma apenas para o trabalho e outra para o lado pessoal da sua vida, com seus amigos, familiares e entes queridos.
3 – Invista na experiência
Isso significa fazer com que seu paciente se sinta confortável em todos os pontos de contato com o seu trabalho, inclusive, antes mesmo de entrar no seu consultório. Invista não apenas num alto conhecimento técnico, mas também num atendimento humanizado e focado em fazer com que o paciente se sinta bem.
Fazer isso inclui vários pontos de atenção que podem ir desde a escuta atenta até a aplicação de estratégias de tratamento assertivas, passando pela praticidade do atendimento. O que inclui, entre outras coisas, criar um ambiente agradável. Vamos aos exemplos?
Pense na sua sala de espera, ela oferece conforto ao seu paciente enquanto ele aguarda ser atendido? Uma ótima maneira de fazer isso é garantir um ambiente climatizado, com acesso a internet, cadeiras confortáveis e opções para que ele se mantenha confortável e entretido durante o tempo em que está ali.
Deu para entender? Trata-se de otimizar toda a sua estrutura de atendimento e não só os seus serviços enquanto médico.
4- Facilite o agendamento
Falando em estrutura de atendimento, é bom frisar que ela começa desde o momento em que o paciente entra em contato para marcar a consulta. Por isso, que tal investir num sistema automatizado? Graças a tecnologia isso já é possível e pode ser útil para os dois lados da moeda.
Para o paciente, significa conseguir marcar a consulta sem precisar passar por encaixes e burocracia. Ele mesmo pode fazer isso, dentro de casa e com o celular na mão a qualquer hora do dia. Tudo o que é preciso oferecer é acesso à sua agenda que conste os horários disponíveis para que escolha a hora e o dia que prefere ser atendido.
Para o profissional, isso significa economia de tempo e de dinheiro, além de oferecer uma experiência descomplicada e ágil desde o primeiro contato. Isso aumenta a probabilidade de fidelização e volta do paciente, e consequentemente, de indicação. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica.
Tudo isso vai facilitar a indicação de pacientes, já que a satisfação vai aumentar e você vai garantir a fidelização de cada um. Lembre-se também que no atendimento humanizado, é preciso entender que cada paciente tem uma necessidade e que cabe ao médico entender cada uma e garantir a melhor solução ideal.
Entendeu tudo? Então é hora de colocar a mão na massa e começar a investir em uma estratégia para aumentar a indicação de pacientes. Além disso, pode contar com a Zurich Promed para mais dicas como essa e para assessoria financeira e outros serviços contábeis.
É só entrar em contato e falar com um de nossos especialistas.