Uma das coisas que fazem um empresário ter sucesso, é saber dividir a vida pessoal da profissional e isso em todos os âmbitos, com a parte financeira não seria diferente. Ter a consciência de que o dinheiro da empresa é da empresa, e o seu é seu, é algo que pode salvar o seu negócio em momentos de crise e até mesmo evitar que eles existam.
Mas é fato que nem todo mundo consegue fazer isso e às vezes uma sequência de deslizes, como usar o dinheiro do caixa para pagar o condomínio, pode deixar sua empresa no vermelho. A separação do dinheiro pessoal e empresarial é algo que se deve ter em mente desde o primeiro momento e continuar assim durante todo o tempo.
A maioria dos empreendedores pode não entender isso logo de cara, principalmente os iniciantes que muitas vezes não contam sequer com um contador e lidam com tudo sozinhos. Para que você não passe por isso e tenha uma vida financeira tranquila, trouxemos algumas dicas de como se organizar antes de abrir seu consultório.
Organização é a palavra chave
Isso pode até parecer óbvio, mas às vezes são as coisas mais simples que passam despercebidas e podem causar problemas. E, se tratando do seu bolso, quanto menos problemas existir melhor, correto? A organização é a palavra chave para uma vida financeira equilibrada, seja ela a da empresa ou a sua pessoal.
É imprescindível que você se organize para conseguir lidar com os imprevistos, sem que coloque tudo a perder ou tenha que desistir dos seus objetivos. Uma vez que você está organizado, a probabilidade de precisar usar dinheiro do caixa, ou usar o seu para cobrir alguma dívida empresarial, é bastante remota.
Contas Bancárias Separadas
No primeiro tópico falamos sobre como se organizar financeiramente e separar o seu dinheiro e o da empresa. O passo número um para que isso aconteça é ter contas bancárias separadas. Não é, necessariamente, uma regra e algumas pessoas podem não precisar disso, mas essa separação pode tornar o processo todo mais fácil.
Com uma conta bancária apenas para o uso do seu CNPJ, é bem mais simples controlar os lançamentos nos extratos, os pagamentos recebidos e os gastos realizados. É bem mais seguro também, já que com a conta conjunta você pode se atrapalhar e acabar pedindo uma pizza com o dinheiro de pagar o aluguel do consultório, por exemplo.
Pró Labore
Esse termo também pode ser conhecido como o salário do empreendedor. Afinal, se você vai separar o dinheiro da empresa do seu, vai precisar ter uma renda mensal que cubra os seus gastos pessoais. Ele deve ser justo e adequado à realidade do seu negócio, caso contrário você pode ir à falência rapidinho.
Conhecendo a situação financeira da sua empresa, você deve estabelecer uma quantia fixa que cubra as suas despesas sem comprometer a companhia. Uma maneira de fazer isso é entender o seu papel enquanto colaborador e consultar o valor pago para a sua função em concorrentes e negócios do mesmo porte.
Reservas Mensais
Reservas mensais para você e para a sua empresa podem ser uma salvação em momentos de dificuldade financeira, e claro, evita que as coisas se misturem. Tenha em mente que o seu salário, ou seu pro labore, além de cobrir suas despesas pessoais deve ser suficiente também para reservas em caso de necessidade.
Da mesma forma, o lucro da empresa deve ser revertido em investimentos e reservas financeiras da mesma, já que assim como pessoas, empresas também passam por crises. Dessa forma, a probabilidade de se usar dinheiro da empresa para dívidas pessoais, e vice e versa, é bem menor.
Opte por planos colaborativos
Uma vez que se é pessoa jurídica, é bem mais fácil ter descontos em serviços como telefonia, internet, celular e até mesmo linhas de crédito. Isso porque a maioria das empresas oferecem planos colaborativos que não costumam estar disponíveis para pessoas físicas.
Empresas de contabilidade
Ter um especialista cuidando do assunto pode ajudar e muito a sua vida financeira. No caso de profissionais da saúde, empresas de contabilidade especializadas na área, como a Zurich, podem ser ainda mais úteis. Isso deve ser encarado como um investimento e não como mais um gasto para manter o seu consultório.
Com a ajuda de um profissional, você vai poder focar mais no serviço prestado e consequentemente atrair cada vez mais clientes. É uma preocupação a menos para se ter e a empresa estará em boas mãos. Além disso, precisando prestar contas ao seu contador, a probabilidade de você misturar as finanças é bem menor.
Agora você já sabe como se organizar financeiramente e manter a sua empresa em pé sem precisar gastar muito para isso. Está na hora de colocar a mão na massa, e se precisar de ajuda, pode contar com a Zurich Promed!